quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Diálogo unilateral




Star Wars, Episódio V- O Império Contra Ataca – Cena excluída

- Luke... Eu sou seu pai!

- Nãããããããããão!

- Sim, eu sou sim! No momento não tenho como provar, mas... Poxa vida, tem de tudo nesse traje. De medidor de glicose a máquina de capuccino expresso e holonet grátis. Mas teste de paternidade que é bom, nada. Pode uma coisa dessas?

- Nãããããããããão!

- EXATAMENTE! É disso que eu estou falando! A mesma coisa são esses soldados ineptos que eu tenho que comandar. Por favor. Se os caras apontassem as pistolas para o alto, seriam capazes de acertarem um tiro no próprio pé! Não dá pra entender uma coisa dessas...

- Nãããããããããão!

- Isso mesmo... E essa minha capa? Olha isso! Olha só! PRA QUE É QUE EU TENHO DE USAR ISSO? Eu quase morri algumas vezes porque ela vive prendendo nas portas... Deve existir alguma técnica Jedi - que nem o Obi Wan nem o Yoda me ensinaram... odeio eles - para aprender a controlá-la... Por falar nisso, lembrei agora de um animalzinho que eu tive, um filhote de... Ah, perdão... Você quer falar alguma coisa?

- Nãããããããããão!

- Muito obrigado, filhão. Vejo que você é educado. Quem será que lhe deu esta educação? Eu é que não fui! He, he... Aham... Desculpe. Como eu estava dizendo, o meu querido filhote de belgric vivia mordendo minha capa, até que um belo dia eu me irritei e o reduzi a uma mancha na parede. É por isso que ficam dizendo “Darth Vader é mau! Ele deve ter até úlceras nas úlceras!” Odeio quando fazem isso. Mas o monstrinho me irritou... A culpa não foi minha, foi?

- Nãããããããããão!

- Bom saber que concorda comigo filho, agora desce daí que você pode cair. Nós jedis podemos fazer malabarismos com gente, preparar salada sem precisar lavar as mãos, trapacear na roleta. He, he... Mas voar, não! Desce daí!

- Nãããããããããão!

-Tudo bem. Tudo bem. Não vou forçá-lo a nada. De onde será que você tirou essa teimosia toda, hein? Hmmm. Pensando bem. Errrr... Não importa. No final das contas, nós dois governaremos a galáxia!

- Nãããããããããão!

- Não seja assim, filho... Pense um pouco. Analise a situação de forma racional. Se bem que... Eu só estou usando esse sarcófago portátil – que eu odeio - por agir de forma irracional. Mas eu aprendi com meus erros. Veja só. Nós temos destróiers gigantescos, robôs ameaçadores, naves de última geração... E vocês têm o quê? Uma meia dúzia de naves fora de linha que devem até ser movidas a carvão e uma cambada de combatentes mulambentos que nem sindicato deve ter? Por favor...

- Nãããããããããão!

- Siiiimmmm! Abra os olhos, meu jovem. E os seus amigos? Dois robôs mais lerdos do que uma lesma sem pernas, um wookie brutamontes que só sabe falar “Abuh Graaaib” e aquele mercenário fanfarrão que pretende roubar sua garota...

- Nãããããããããão!

- É verdade! E já que tocamos no assunto, sabia que a Leia é sua irmã?

- Nãããããããããão!

- Pois é. Veja só. É por isso que você não deve mais confiar neles. Confie em mim...

- Nãããããããããão!

- É. Não vou lhe tirar a razão, eu poderia fazer isso à força, quero dizer, à Força! He, he. Desculpe por isso. Mas não o farei, já que eu nunca fui o que se poderia chamar de “o melhor pai deste setor espacial”, mas a culpa não foi minha não! Armaram pra mim! Coisa daquele Obi Wan e do Yoda - odeio eles. Agora venha comigo que vou te ensinar a divertida técnica de ferver água usando apenas seu inquestionável, harmonioso e imperturbável ódio...

Luke se joga e grita:

- Nãããããããããã...

Darth Vader olha Luke caindo e pensa:

- Hmf! Você tenta ser um pai amoroso e dedicado e é assim que lhe agradecem? Odeio isso...

34 comentários:

  1. Jacques, é nítido amigo, o seu hábil talento no trato com as palavras. Com maestria consegue concatenar todas dentro de um ordeiro sentido ao texto. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsr

    Adorei....fazia tempo que eu nao ria tanto lendo um post..

    Vc escreve lindamente..parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a vocês, Paulo Cesar e Ma.
    Enquanto houverem pessoas especiais como vocês para lerem meus humildes textos, estarei sempre disposto a criar mais crônicas.
    De preferência, as mais absurdas possíveis.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Ah! Ri muito! Sátira inteligentíssima e divertida demais.

    A leitura foi fluindo e eu cada vez mais instigada em descobrir o final. Muito bom mesmo, Jacques!

    Até!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, Barbara.
    Seja sempre bem vida.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Olá, vim por indicação da Cissa, sou amiga dela.
    Gostei. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Abraços para você também, Camila.
    Um muito obrigado a você.

    ResponderExcluir
  8. - Nãããããããããão!

    hauahuahuahauhaua

    Muito divertido.

    ResponderExcluir
  9. Jacques!
    Vim aqui duas vezes e Nãoooooooooo .... rsrrs
    estava conseguindo comentar, sempre tinha uma coisa que outra, ou uma Coisa que outra! rsrss
    Muito inteligente! O Darth Vader é o cara!
    E o Luke, bem isso mesmo:
    Nãooooo!!!!!!!!!!!!
    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  10. Abordagem muito interessante, Jacques. Aproveito o texto para fazer outras indagações. Há verdades que não são verdades, não é mesmo? Ou todas são? O lado escuro da Força tem muita gente que faz o que faz o Jedi. Pode? O homem evolui, mas... Evoluem também as armas? Pelo jeito a paz vai ficar mais longe do que o futuro com espaçonaves... r s
    Um abraço, Jacques.

    ResponderExcluir
  11. Barbara,
    E quis dizer "bem vinda", mas "bem vida", curiosamente, também se aplica...
    Valeu.

    Ana,
    Vamos dizer que o Luke nunca teve um vocabulário muito extenso, e eu só exagerei isso um pouco.
    E o Darth Vader apenas tentou salvar sua amada e se deu mal no processo; não é a toa que ele é muito mais popular.
    Abraços.

    Evaldo,
    Sem dúvida, quem vive pelo ódio enxerga apenas as próprias verdades, e é por isso que é tão cego.
    E, assim como o Darth Vader de meu texto, coloca a culpa de seus atos nos demais, sem se auto-avaliar.
    Infelizmente, a tecnologia muda, mas a mudança de consciência do ser humano não.
    Futuro utópico, só se for em Star Trek (e mesmo assim, não tão utópico).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Você colocou a ficção em forma divertida, mas não a isentou de comportamentos que impõem reflexão. Valorizou demais seu expressivo texto.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Marilene.
    Eu sempre vou tentar fazer rir e pensar simultaneamente.
    Se vou conseguir,não sei dizer.
    Mas vai ser divertido tentar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Como cinéfilo, digo, "assim como um cinéfilo que sou"(melhorou a concordância) e um grande admirador da PRIMEIRA trilogia de Star Wars (não gosto muito da segunda trilogia), adorei ver essa sátira bem escrita e bem planejada do confronto verbal entre pai e filho...

    ...aliás, não foi bem um "confronto"; de fato, a conversa ficou muito unilateral. kkkk. Os gritos de Luke foram hilários e mais ainda a percepção bitolada de nosso querido e adorável vilão Vader, mantendo a serenidade com palavras tão incentivadoras, rsrs.

    ÓTIMA CRIAÇÃO!

    ResponderExcluir
  15. caro jacques,
    vi starwars pela primeira vez na década de 80 e fui coleccionando sonhos intergalácticos a partir daí. Os episódios IV, V e VI (os primeiros, verdade?; os seguintes não me foram significativos) apontavam para ideais maniqueístas e para fantasias juvenis que um garotinho de 12/14 anos chama a si na expectativa da sua própria afirmação e realização. recordo com especial nitidez esta cena, no final do capítulo II, aquele em que luke perde a mão. mas... não me recordo deste diálogo!? afinal, sempre há textos subliminares que só os efeitos especiais podem ocultar ou expor. ai, esta sétima mentira, digo, arte :)

    por detrás da gargalhada, vejo um sentido nada ficcional nas tuas palavras. e é justamente na terra, esta a que chamamos casa, que algumas das palavras por ti recriadas têm de fazer sentido.
    um forte abraço ainda gargalhante!

    ResponderExcluir
  16. Ahahahahahahahaha... nãããããããããooooooooo!!!!!

    O texto do Jacques é bom????

    SIIIIIIIMMMMMMMMMMMM!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Marcel,
    Também sou cinéfilo e, para mim, a diferença entre a primeira e a segunda trilogia de SW é a mesma existente entre Highlander I e II...
    E a visão distorcida de Darth Vader só faz sentido pra ele mesmo, e para ninguém mais.
    Valeu.

    Jorge,
    A primeira trilogia de SW consegue instigar sonhos naqueles que a assistem pela primeira vez, o que não é verdadeiro para a segunda.
    E o ódio, infelizmente, é parte do cotidiano de cada um de nós.
    Abraço.

    Bel,
    Muito obrigado.
    E bela camisa...
    Até mais.

    ResponderExcluir
  18. Pois é.
    Quanta sabedoria o Luke poderia aprender com o Vader, mas ele insiste em negar o óbvio: aquele sujeito de preto com voz possante, que quer governar a galáxia e vive tentando fritar todo mundo (inclusive o Luke) com seu sabre de luz vermelho maligno é seu pai.
    Nãaaaaaaaaaoooooooooo.
    Essa é a única resposta de nosso herói diante desta da verdade inquestionável dos fatos.
    hehe
    Ótimo texto.
    Melhor do que o original.

    ResponderExcluir
  19. Valeu, Marco.
    E eu meio ruim do Luke conseguir aprender alguma coisa sem alguém do lado pra ficar consertando suas burradas, mas...
    A Força atua de formas misteriosas...
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  20. - Quase 1 da manhã de domingo pra segunda, só pra te lembrar...

    - Nãããããããão!

    - Desculpe, sei que é traumático, mas pense no lado bom: tem um feriadinho que cai no meio da semana, na quarta-feira! Tudo bem, poderia cair na terça ou quinta pra emendar, mas quebra o galho, né?

    - Nããããããããão!

    - Ora, pare de se torturar! O tempo está passando tão rápido que logo será fim de semana novamente. O problema não é com o trabalho ou com a semana em sim, o problema é seu com a segunda-feira! Por que você fica assim neste dia, quer falar sobre isso?

    - Nããããããããão!

    - Ah, que droga, vai ser mimado assim lá na Estrela da Morte, vá! Só vou te dizer uma coisa: ou você muda esse jeito ou vai acabar numa floresta com uns bichos de pelúcia que se parecem com os coalas vivendo em árvores gigantescas, ainda mais você que tem medo de altura!

    - Nãããããããããão!

    - Pois é. Agora termine de ler este excelente e hilário texto do Jacques e vá dormir, que amanhã é dia de branco, preto, amarelo e rubro-negro ser zoado! 3 x 1 pro Bahia, que coisa! hahahaha

    - Nããããããããão!!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá! :)
    Gostei muito do texto. Bem divertido.

    Att,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Jaime,
    Muito bom, meu caro.
    Seus comentários me instigaram a criar uma parte 2 (que foi?) deste texto.
    E segunda é dia de ser zoado, sim... Mas também é dia de zoar, então, as duas coisas se equivalem e se anulam.
    Abração.

    Vanessa,
    Seu site é bem interessante, voltado a quem quer se divertir de verdade com o cinema.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  23. Jacques, sua paródia é ótima para representar a relação pais e filhos.
    Até o Jedi(zinho)é cabeça dura.
    Monossilábico assim, percebe-se que ele não quer acordo mesmo.
    Gosto do seu humor!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Valeu, Bento.
    Quando um só enxerga o próprio ódio e o outro não conseguiria enxergar um Titanic em chamas, não há chance de acordo mesmo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Oi Jacques!

    Excelente conversa entre pai e filho! Darth Vader é um pai muito conscicente, presente e que sabe das necessidades e problemas de seu filho kkkkk

    Sim, eu também considero a Gata Nrgra uma das personagens mais sensuais da Marvel..até porque tirando ela, de sensual só tem algumas x-womans...a qual para mim, Rainha Branca lidera!
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Sobre Tropa de Elite...bom se seu amigo que é tão crítico elogiou o filme...mais uma razão para vc ver. Para ter uma idéia antes de Tropa eu tinha repulsa por filmes nacionais...Tropa me fez rever os conceitos acerca do cinema brasileiro.
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Valeu, Tsu.
    Acho que pra mim a Tempestade é a X-Woman mais linda, e a Ema Frost sem dúvida é mais fatal de todas.
    Acho que meu preconceito com filmes nacionais foi por água abaixo com Cidade de Deus, que é uma aula de cinema praticamente impecável.
    Um abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  28. jacques, obrigado pela visita ao meu blog.

    achei divertido o texto, apesar de não gostar de star wars...

    abraços,
    raileronline

    ResponderExcluir
  29. Disponha, Railer.
    Eu já fui fã de SW no passado, mas hoje cansei da franquia.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Muito bom, muito bom mesmo....seu texto...rsss
    Ficou a dica,

    Sapatinhos da Dorothy

    ResponderExcluir
  31. ótimo texto! a ironia funcionou também para repensar algumas coisas do Star Wars. gosto muito do filme, mas agora toda vez que vejo o "noooooo" lembro que mark hammil não era esse primor de atuação que muita gente diz, rs.

    ResponderExcluir
  32. Bem vindo, Vinícius.
    Eu acho o Mark Hammil limitadíssimo, tanto que ele sumiu depois de fazer SW.
    Sorte que a diversão proporcionada pela série nunca dependeu dele.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  33. Viajei lendo esse texto. Fui além de Star Wars... Acho que é mais a relação pais e filhos, a eterna autoridade paterna, não sei se foi isso que você quis passar, mas refleti para esse lado.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir