quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Espaço interno




- Almeida, o que está fazendo?

- Estou passando o anti-vírus no computador, Chefe! Se eu não fizer isso ele pode... Sei lá... Ativar o modo de autodestruição e... Bem, tenho alguns planos para o futuro e fazer parte de uma cratera radioativa não é um deles.

- Hmm... E quem disse que essas trapizombas superdotadas fazem isso?

- E quem disse que não fazem?

- Bem pensado. Eu sempre lembro da história do celular que explodiu...

- E tudo que encontraram do dono dele foram alguns átomos? Pois é, todo mundo conhece essa história. Se bem que o sujeito que passou por isso estava usando o celular como pedra de afiar em uma faca enquanto abastecia o carro com combustível de foguete.

- Como assim? Não dá pra enxergar átomos, ora essa!

- Acho que isso aconteceu porque ele tinha o ego inflado. E, da mesma forma que não dá pra ver átomos, também não dá pra saber como estas traquitandas funcionam. O Sr. que é chefe, sabe?

- Bom... Aham... Tem a caixinha lá de baixo que você aperta o botãzinho de cima, mas não pode ficar apertando senão o seu dedo gruda e...

- Não, não foi isso que eu quis dizer, Chefe, eu me referi ao interior do aparelho.

- E... Tem interior, é?

- Tem, sim. Eu acho. Se bem que computador é igual casamento: pode trazer tanto alegrias quanto tristezas, é tão frágil quanto amigo de personagem principal de filme policial oitentista e provavelmente é mantido por...

- M.A.G.I.A. (Manipulação Assíncrona Gerada por Interferência Anti-científica)?

- Pode ser. O que explica porque partes fundamentalmente incompatíveis conseguem se unir gerando uma união que faz com que atue de forma nunca antes imaginada por nenhum de seus donos.

- Hein?

- Funciona de um jeito diferente do que normalmente funcionaria se estivesse separado. E, na imensa maioria das vezes, de uma forma melhorada.

- Isso QUANDO funciona, não?

- O Sr. está falando do computador, não é Chefe?

- Aham! Eu... Sim, mas é claro!

- Pois é. Acho que muita coisa funciona sem que saibamos como. Por exemplo, a matéria é, na maior parte, espaço tão vazio quanto um parque de diversões em uma quarta-feira de manhã.

- Verdade. É irônico que objetos, constituídos de espaço vazio em sua maioria, possam nos machucar e até matar. Acho que é verdade que dizem que o vazio machuca.

- Deve ser por isso que as pessoas casam, não, Chefe? Para tentarem preencher o vazio da alma. E tornar o Universo de cada um muito maior do que poderia ser sozinho.

- Provavelmente, Almeida.

- Curiosamente, também não se sabe do que o Universo é formado, o que significa que...

- Sempre haverá espaço vazio em algum lugar, como no seu cargo se você continuar a filosofar ao invés de trabalhar! É essencial que...

- O essencial é invisível aos olhos, Chefe.

- Bela frase, meu jovem.

- Não é minha não, Chefe, é do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry.

- Hmm... Então quer dizer que você se recusa a receber o crédito por algo que não criou, estou certo, Almeida?

- Exato, Sr.

- Continue assim, meu jovem. Estarei vigiando você. Como um...

- Anti-vírus desatualizado sofrendo de transtorno obsessivo compulsivo?

- Hmmm... Mais ou menos isso.

- E vai fazer isso sem que eu veja, certo Chefe?

- Exato.


23 comentários:

  1. Amigo Jacques,
    Essa máquina não durará muito com a manutenção desses dois, que mais questionam que trabalham. São mais mechânicos que técnicos, acho que entendem até de física quântica (rs).
    Tem grande possibilidade de explodir também.
    A comparação que fizeste do computador com casamento foi muito oportuna.
    É sempre uma satisfação ler teus textos, pois são elucubrados, hilários e inteligentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Seus escritos são deliciosos, este diálogo filosófico durante o trabalho proporcionou um ótimo final de dia para mim. Sério. E realmente, se concentrássemos em um ponto apenas toda a matéria, veríamos com precisão o quanto de vazio existe.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, Jacques!
    Muitas coisas funcionam aparentemente bem, mas nós não sabemos como elas são internamente...Casamento, computador, "Universos"...
    Às vezes, é melhor nem questionar. Principalmente em relação aos computadores e aos casamentos porque precisamos das alegrias (e até das tristezas) que eles trazem. O que seria de nosso vazio sem isso?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacques,

    Tudo bem? O melhor da noite foi a analogia com o casamento, pois é lógico a junção de partes diferentes e quem se não se usar o anti-virus, os sentimentos podem ser perdidos, assim como os arquivos. Penso também na fragilidade de ambos.E o excesso também no cuidado pode virar toque ou mesmo requerer a atualização de versão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jacques!
    Seus textos, como sempre..sempre geniais, divertidos e reflexivos rs...fiquei me perguntando o que aconteceria se levasse um papo assim comm inha chefia..certamente teria a cartinha de demissão kkkk.
    Sim...Lewis e Tolkien foram realmente grandes amigos..muito embora Tolkien tenha detestado Nárnia mesmo Lewis gostando de Senhor dos Anéis rs. No caso de Tolkien, a trilogia de SDA foi praticamente anos e anos da vida do autor..é natural que ele houvesse se perdido em determinados momentos com essa que eu considero uma das obras literárias mais complexas já feitas (também..o cara criou um mundo, idiomas completos e etc).
    Eu recomendo que vc leia todos os livros de Nárnia...pois eles seguem uma ordem (exceto o terceiro livro). O último é simplesmente fenomenal e ouso dizer, até bem pousado pela parte de Lewis.
    Com certeza! Acho que Burton tem exagerado em caracterizar Depp em todo filme. Ok que a Parceria de ambos é muito boa e etc porém isso está começando a ficar constante e acaba massificado. Os trabalhos recentes foi meio decepcionante, tanto de crítica quanto de público. Ás vezes é necessário ambos darem uma pausa de trabalharem um com o outro. Como ocorreu entre Mãos de Tesoura e Sleep Hollow, por exemplo.
    bjs
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá Jacques
    Divertido.Não tem como não ficar ligada a este dialogo tão filosófico.Quantas coisas a se pensar, o que esta guardado dentro do intimo e mesmo assim sentir um vazio. Muitas vezes nos sentimos assim. Concordo com o fato de que muitas pessoas se casam para preencher este espaço não habitado.
    Bela reflexão.
    Um grande abraço. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!Boa noite!
    Jacques
    Que diálogo filosófico!Muitas coisas parecem funcionar bem por fora, mas nós não sabemos como elas são por dentro....e quem é inteligente, cuida do interior, mais do que do seu exterior...
    Obrigado!
    Boa quinta feira!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Cada vez que venho aqui fico encantado com a riqueza dos seus diálogos *-* E as siglas que você monta, nossa oiaoiaioiao' que criatividade!
    Dá vontade de fazer uma esquete com isso aí *-*
    Até mais ;D

    ResponderExcluir
  9. Jaques, meu amigo! Obrigada pelo carinho e pelos comentários sempre tão gentis! Meu amigo, você escreve bem demais! Com uma criatividade e uma imaginação raras! Parabéns!
    Desculpe pela demora em aparecer!....
    Tem post novo!
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Jacques, bem bacana o diálogo. Atomo grande por causo do ego inflado, gostei! No final das contas, o chefe passou por antivirus não? Antes que o outro se auto-destruísse de tanto filosofar hehe
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacques
    Ótimo, como sempre! Computador é igual casamento?! kkkkk, acho que computador é algo mais simples do que casamento, principalmente para vcs homens. Vc conhece a piada do gênio e o surfista? O surfista pediu uma pista daqui até o Havaí, o gênio falou que era impossível, então ele pediu para entender as mulheres, o gênio perguntou se ele queria a pista simples ou dupla. Eu amo ser casada, mas é realmente algo muito complexo!
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Oieee Jacques!

    Se o computador falasse iria ser uma loucura, e quando falha, ai meu Deus !!! E vírus? Será que entrou algum bichinho da gripe (Trojan etc..) e qdo o celular explode, essa é demais, pufff explosão dos átomos, celular que cai no chão, se parte em vários pedaços, afff...Tecnologia quebrando não dá amigo.Adoro ler seus textos.Estou lecionando na parte da manhã, e haja paciência com o Ensino Médio....Estou meia pirada, de tanto barulho, e um monte de trabalho para corrigir, fiquei até de madrugada corrigindo.Explica para o aluno.Globalização, Capitalismo etc... façam um trabalho em grupo, com relatório explicativo, mas tem um monte que foi colado da net....Vou passar meus alunos por debaixo da cadeira e da mesa.

    Saudades! Um ótimo final de noite, e muita luz no seu caminhar.Bjs

    ResponderExcluir

  13. Olá Jacques,

    Concordo que o computador pode trazer tanto alegrias quanto tristezas. Estou no meu momento tristeza. Ô bicho louco!
    Partes fundamentalmente incompatíveis conseguem se unir talvez porque os opostos se atraem. Só que depois esta atração costuma incomodar e daí a explosão, tal qual o celular.
    O vazio realmente machuca, mas não será o casamento que irá preenchê-lo, pois o vazio vem de dentro. O buraco está lá, aguardando desesperadamente para ser preenchido com valores especiais. Quem se conhece bem e dá a devida atenção ao seu interior saberá, com certeza, como preencher tal vazio.
    Por outro lado, é bem digno recusar-se a receber créditos pelo que não se criou. O criador agradece o respeito.

    Parabéns por mais este diálogo tão criativo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jacques, divertido e reflexivo, seu texto nos remete atentar entender o do por que de muitas coisas funcionarem ou não, seja num simples problema de vírus num computador ou num relacionamento, é incrível como situações corriqueiras do dia a dia pode nos ensinar grandes lições.

    Como sempre seus textos são magníficos

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Seus diálogos são jogos sem vencedores porque a parte mágica e divertida está nas mãos de quem os assiste (lê). O homem aberto não apresenta qualquer buraco. E nem os objetos. Mas ambos são repletos de partículas comprometedoras. E capazes de explodir (hehehehehe), com ou sem anti-vírus. Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Legal ...Demais!
    ...mas precisei ler duas vezes, tudo muito filosófico; eu nada entendo de computador acho um invento e tanto mas só que não mexo "nesse treco, chamo alguém pra instalar o anti-vírus; eu sou meio burra "pago pra não arriscar perder tudo. Ocupar um "espaço, sei...O grande vazio é o da alma que vagueia pelo mundo, essa não ocupa espaço, são espíritos...(?) Ah! eu vi um filme que me deixou meio bolada, juro que eu quis até morrer e entender o outro lado "E a vida continua"... psicografado por Chico Xavier; então, eu acho que nada sou aqui e estou apenas cumprindo minha missão "mensagens loucas" e ao mesmo tempo têm sentido, sim!
    Sei q saí do tema eu me enrolo tanto e você tem um QI(?) gigante comparado comigo.
    Ah, entendi porquê muita coisa funciona sem que saibamos(?
    É isso ...rs
    Eu, desde criança penso q sou um milagre ...meu pai dizia isso.
    Acredito.
    Beijinhos e que tenhas um ótimo sábado e domingo&
    Aproveita cada momento ...

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo Jacques!

    Espero que estejas bem.

    Adorei o texto. Gosto muito dessa frase do livro do Pequeno Príncipe, - nós portugueses conhecemos como: O Principezinho. Digo-a muitas vezes, principalmente quando falo de amor. Os espaços internos vazios, são ilusórios, são lacunas que se abrem na nossa vida para que novos projectos e sonhos sejam concretizados. Sem elas, a vida termina pois deixa de haver um fogo interno de criação.
    Bem, mas isto é apenas a minha visão desfocada das coisas.
    Continuas com problemas no computador?
    Obrigada pelos comentários e visitas.

    Um beijo e Parabéns pelo post,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir
  19. OLá Jacques , boa tarde!

    Ahh, mas o que gostei mesmo, e acho que tem fundamento e coerência é a comparação entre o computador e o casamento, acertadíssimo em todos os sentidos, inclusive na interferência de terceiros...heheheheh.
    Na relação usuário e computador, também tem quem se casa com o próprio PC, para tentarem preencher o vazio da alma, da vida, por não achar o mundão real interessante. Muitos até se apaixonam e fazem amor com ele !! kkkk...
    Mas no mundão real nosso de cada dia,muitos desconhecerem,mas existe sim um anti vírus tão poderoso quanto o do Amor, que protege a máquina dos casamentos reais, que se chama BOM HUMOR.Ah... Se os casais o usassem!

    Gostei demais dos diálogos de hoje, Jacques, muito legal!

    Feliz sábado pra todos nós!

    Bjos da Lu..

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacques! Em meio ao vazio do espaço, formas e egos inflados. Contraditório, mas real. Adorei a narrativa filosófica. Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Vazio humano e virtual
    Interessante essa analogia entre o computador e o casamento.
    Jacques, em tempos atuais tanto podem trazer alegrias como tristezas, se não forem corretamente manipuladas.
    O TOC do computador dependendo da habilidade técnica o o TOC do homem da habilidade do terapeuta.
    Um lindo dia para você.
    bjs.

    ResponderExcluir
  22. kkkkkkk
    Tenho estado ausente, estou fazendo um curso de manutenção de micro e aos poucos vou colocando as coisas em dias.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Jacques

    Computadores preenchem alguns vazios, o da tela e outros menos óbvios.
    Super interessante e profundo o diálogo.

    Abçs

    ResponderExcluir